domingo, 10 de outubro de 2010

Controle glicémico

Esta semana os valores glicémicos, do meu mais que tudo pequeno, têm andado loucos.
Tem sido uma luta diária entre hipos e hipers, se não leva a insulina rápida entra em hiper, se leva a rápida desce drasticamente para uma hipo.
Não entendo, parece que nada faz sentido... é tão desesperante.
Será que estou a fazer tudo certinho??
Será que preciso ser mais rigida com a alimentação??
Alguém me pode dar umas dicas??
Quantas vezes por dia fazem a medição, fazem sempre antes e depois das refeicões, quanto tempo depois, 1h e 30m ???
Fazem contagem dos hidratos de carbono??

10 comentários:

  1. ola !olha nao tenho estado muito bem mesmo ...ando meio indisposta cansada sem vontade de fazer nada !Tenho feito minha terapia ...estou pensando em me internar ...mais ainda vou conversar com minha medico ...foi o que meu psicologo me disse conversa com ela ( a medica de diabetes e ve o que ela acha ) Sabe Mafalada estou cansada num estres profundo ...meu trabalho e muito corrido ..tenho muitos afazeres ... e desencadeou uma serie de doencas ... a ultima novidade SINDROME DO PANICO ... por isso estou meio quetinha ...mais creio em Deus e logo estarei melhor !
    bjim
    obrigado sempre

    ResponderEliminar
  2. Oi Roberta bem me pareceu que não andavas bem.
    Tudo se vai resolver, confia em Deus e em ti própria.
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  3. (parte II)
    As crianças gostam de sumos:não podemos privá-las disso...de vez em quando pode dar Coca-cola zero (agora existe esta Cola sem cafeína)e ice-tea light(existe um muito bom nos supermercados pingo-doce,da própria marca deles)Tomar o pequeno almoço com leite ou iogurte e no máximo 30 gr de pão de centeio ou mistura(com margarina,queijo fresco magro ou queijo ligth, fiambre,de preferência de frango ou perú).Cuidado cpm os cereais ao pequeno-almoço,que tanto as crianças adoram:existem no mercado cereais "sem adição de açucar" que eu não recomendo,pois embora não contenham açucar,estão repletos de amido(que faz subir bastante ou mais a glicémia).Recomendo cereais integrais,que não contenham muito açucar(é necessário aprender a ler os rótulos dos alimentos que adquire).O açucar k a fruta contém faz subir um pouco a glicémia,mas um truque k ajuda é comer a fruta antes ou imediatamente a seguir a um pedaço de pão (25 gr).Habitue-o a comer hidratos de carbono integrais (pão,massa,arroz) e a quantidade de hidratos de carbono deve ser moderada,sem exageros (3 colheres de sopa de arroz e 2 batatas do tamanho de um ovo e preferir a massa ao arroz e batata).Ervilhas,feijão,grão pode comer até 6 a 9 colheres de sopa,mas se comer por exemplo o feijão com arroz,já terá de reduzir as quantidades para metade de cada um.Voltando à fruta, os tropicais devem ser evitados e a banana pouca.Almoçar carne e peixe(preferir o peixe),sempre acompanhado de muitos legumes verdes,pois contêm muita fibra,k ajuda a equilibrar a glicémia.o ideal seria comer sopa todos os dias,antes das refeições principais,(mas sem batata na sua preparação,pois faz subir bastante a glicémia.utilizo courgete a substituir,pois engrossa a sopa).Lanche da tarde e jantar semelhantes à manhã e tarde.
    As crianças adoram doces...pode dar-lhe pontualmente,desde que a glicémia não esteja alta e escolhendo a melhor altura do dia,que será imediatamente a seguir a uma refeição principal,onde terá comido hidratos de carbono.(não faz pico de glicémia)
    Envie-me o seu e-mail e eu envio-lhe informação em folhetos que eu própria elaborei e que dou aos meus pacientes.
    Ajudarei naquilo k estiver ao meu alcance.
    Força e 1 bjinho para voçês.

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda. (parte 1)
    Se a glicénia tem andado num sobe e desce,é provável que a insulina rápida não esteja adequada à quantidade de hidratos de carbono que o seu filho ingere.Não sei onde ele é seguido em consulta,mas deveriam ensinar-lhe a si a fazer a contagem dos hidratos de carbono (também conhecida como "porções" ou "equivalentes" de hidratos de carbono").Eu sou seguida na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e recomendo imenso,pois eu própria era seguida num Hospital no Algarve,onde NUNCA isto alguma vez foi falado nas consultas,daí ter decidido ser seguida na APDP,em Lisboa,por minha autoria e iniciativa,mas valeu e vale a pena a deslocação 3 vezes ao ano.
    Não posso falar-lhe da contagem de hidratos de carbono do seu filho,pois ele é uma criança,com necessidades nutricinais diferentes de 1 adulto,cujos conselhos alimentares deverão ser dados por uma nutricionista ou dietista(que existe na APDP e que faz parte de uma primeira consulta)e tendo sempre em conta os gostos e hábitos familiares.
    Eu faço contagem de hidratos de carbono e adequo a insulina rápida.Faço em média 4 a 5 medições de glicémia por dia(sendo que às refeições deverá ser 1:30h após),pois faço um esquema intensivo de insulinoterapia(isto é,insulina lenta Lantus à noite e várias picadas de insulina rápida quando como,fazendo uma média de 6 picadas diárias).A contagem dos hidratos de carbono só faz sentido para quem faz este tipo de esquema,que não sei se é o caso do seu filho.
    Vou deixar-lhe umas dicas da alimentação,que provavelmente já lhe terão falado:
    Não pense na Diabetes como um enorme problema e drama na sua vida.Sei que no início ser-tir-se-à insegura,com medo, mas nada que o tempo não lhe traga um sentimento de habituação à Diabetes,como fazendo parte da sua vida e do seu filho.Quando soube k eu era diabética ajudou o facto de ser enfermeira e não passei pelas fases negativas com a nova situação pois sei como podemos ter uma vida normal e com qualidade.
    Tudo quanto consumir líquido, de sumos,iogurte,leite, não poderá conter açucar.Só adoçantes e produtos magros,embora a melhor opção seja a água às refeições,k ajuda a descer a glicémia,principalmente quando esta está elevada.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana Luísa
    Muito obrigada pelos comentários, tudo o q referes nós já fazemos cá em casa, temos sempre presente todas estas indicações mas mesmo assim nos últimos tempos tem sido dificil controlar a glicémia.
    Também acho importante e necessária a contagem de hidratos de carbono mas a Médica nunca sugeriu. Na próxima consulta vou falar nisso.
    Obrigada por tudo, aqui fica o meu email: mafaldarodrigues.to@gmail.com
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Minha querida...parece-me que a insulina que ele está a levar não está a ser suficiente, pode precisar não de mais unidades mas de mais vezes.
    Tenta consulta o quanto antes...ele é seguido onde?

    ResponderEliminar
  7. Querida Mafalda,
    Creio que o descontrole pode ser uma questão de tempo. Não é fácil. Eu sei. Eu mesmo não consigo um equilibro mas estou sempre tentando. Não se desespere. Consulte o médico e se não se sentir confortável...mude. Eu mesmo mudei muito até encontrar um (Dr. Francisco Arduíno) que mais do que me tratou...me inspirou a viver bem com a diabetes. Força e conte comigo!

    ResponderEliminar
  8. Roberta, Ana Luísa, Autora e Sheila:
    Obrigada a todas, esta fase está dificil de passar mas já temos consulta marcada.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  9. Minha querida,

    Conheço um rapaz que também é diabético que os valores se descontrolam bastante tanto na Primavera como no Outono e a razão é hormonal, tem a ver com os ciclos de serotonina. Não será o caso? Fala nisso com a médica.

    Espero que esteja tudo mais calmo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Sofia
    Sim, se calhar tem mesmo a ver com a serotonima.
    Vamos falar com a médica.
    Bjs

    ResponderEliminar