domingo, 24 de abril de 2011

Conversar com o seu filho sobre a diabetes

Por vezes é dificil falar sobre diabetes com os nossos filhos, por isso aqui vai, retirei do blog minhafilha diabética, da Nicole.
Muito obrigada Nicole por partilhar connosco um tema tão importante.

Fonte: http://www.joslin.org/info/how_to_talk_to_your_child_about_diabetes.html

Saber que seu filho tem diabetes é difícil. Descobrir como explicar diabetes para o seu filho pode parecer ainda mais.
Aqui estão algumas dicas de Debbie Butler, Clínica Social , Pediatria e de Comportamento e Saúde Mental, Joslin Clinic, para te ajudar quando for falar com seus filhos sobre o seu diagnóstico de diabetes.

Seja honesto e aberto – Sempre diga a verdade, mesmo quando é difícil. Incentive seu filho a fazer perguntas e manter um diálogo aberto.

Mantenha a conversa na faixa etária apropriada – Uma criança pequena não precisa do mesmo tipo de detalhe que você diria a um adolescente. Certifique-se de usar a linguagem que melhor se adapta à sua idade da criança e prontidão.

Não é sua culpa – especialmente as crianças mais jovens precisam saber que eles não fizeram nada que os levaram a ter diabetes. Não é porque eles são “Maus” ou fizeram algo errado.

Explique a doença – Diga ao seu filho que o diabetes não vai embora, não vai passar, como um resfriado. Além disso, alguns filhos acham que eles vão morrer de diabetes, pois a primeira parte da palavra soa como morrer (isso em inglês ok? A pronúncia do dia-betes é “dai” que é igual a pronúncia de “die” que significa MORRER). Garanta-lhes que este não é o caso!

Tudo bem ficar chateado - Deixe o seu filho saber que é normal ficar chateado ao ter diabetes. Incentive seu filho a falar sobre seus sentimentos.

Seja positivo – Verifique se o seu filho sabe que ele pode fazer as mesmas coisas que uma criança sem diabetes. Você pode manter o diabetes sob controle e viver uma normal e vida saudável.

2 comentários:

  1. Coisa boa é pra compartilhar mesmo... Lí isso no site da Joslin (Boston US ) e acabei traduzindo pq achei muito legal!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Oi, Mafalda. Passando para conhecer seu blog. Parabéns pelo trabalho. Beijos.

    ResponderEliminar