sábado, 8 de janeiro de 2011

Sem culpa


Hoje pela 1ª vez, ao fim de quase 4 anos, comi uma Bola de Berlim.
O quê há 4 anos que não comias um bolo? Perguntam vocês.
Nada disso!
Mas hoje foi diferente, comi sem culpa!!
Na altura do diagnóstico do meu filhote não conseguia comer doces, era algo que me dava muita ansiedade e muita culpa, pensava se ele não pode comer então eu também não como, não conseguia mesmo, era algo que me deixava nervosa, triste e até com dores de barriga.
Acho que era a minha maneira de me castigar a mim própria, como se eu tivesse culpa de o meu filhote ter diabetes...
Claro que ao longo destes quase 4 anos já comi muitos doces, bolos, gomas e afins, mas fico sempre com um aperto no coração...
Hoje tirei 10 minutos para mim, só para mim, quando dei conta estava a comer um dos meus bolos preferidos, UMA BOLA DE BERLIM GIGANTE, cheia de açúcar e super engordurada...
Não senti culpa, nenhuma culpa,...
Mas confesso, agora passadas umas horas estou com uma enorme dor de barriga, não é culpa, mas sim o custo deste erro alimentar de uma super gulosa.
Mas soube tão bem!!!!

6 comentários:

  1. (respondi no meu blog também)
    Oi Mafalda!!
    Vermelho são as hipers, de manhã, acima de 160, nos outros horários, acima de 180.
    Em azul, estão as hipos, apenas abaixo de 60.
    Pra corrigir as hipos, fazemos o seguinte, entre 50 e 70, dou 2 saches de mel, sabe? aqueles pequenos? Abaixo de 50, dou 3 saches.
    Quando está 70 e perto de refeição, eu não dou mel. Se for demorar muito pra comer, eu dou alguma coisa em torno de 10g cho.

    Quando a gente faz contagem de carboidratos, tem duas coisas muito importantes pra se fazer, descobrir quanto 1 unidade de insulina abaixa a glicemia. Isso chama fator de sensibilidade, hoje, eu sei que 1 unidade de novorapid abaixa 100mg/dl. O objetivo glicemico é 120mg/dl, ou seja, sempre que eu fizer contas, tenho que pensar que eu quero ficar nos 120. Então, se a glicemia está 170 eu dou 0,5U de insulina pra baixar 50mg/dl e permanecer nos 120. De noite, ela é mais sensível, então 1U de insulina ultrarapida abaixa 130mg/dl. Isso chama bólus de correção.

    Para a contagem, a gente tem que descobri quanto 1 unidade de insulina cobre (queima) de carboidratos. Na Vittoria, 1U queima 20g de cho durante o dia e de noite, 1u queima 30g cho.

    Então não existe uma tabela com valores de glicemia. Você tem essas razões e é com elas que vc vai trabalhar.

    Exemplo: Café da manha: Acordou com 200 e comeu 40g de cho. Então eu vou aplicar 1U pra abaixar de 200 pra 100 e mais 2U (1u para cada 20g cho) pra queimar o que ela comeu. Se essas contas estiverem certas, o esperado é que 2hrs depois da refeição, a glicemia dela esteja em torno de 100mg/dl.

    Todos esse valores o médico é quem vai te ajudar a descobrir, observando suas tabelas. Ele vai dar um valor e vc vai fazer um teste e ver se aquele valor funciona. Por isso é importante anotar tudo detalhadamente, pro médico saber se tem que mexer na insulina de correção ou na insulina da alimentação. É tentativa e erro até você descobrir as razões ideais que vão funcionar direitinho pra você.

    Pode perguntar qto quiser!!!

    Até mais!

    ResponderEliminar
  2. rsrsrs...fiquei imaginando a cena...bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Aqui em casa já precisávamos fazer uma "reforma" alimentar. Então, como o pai está com os triglicerídeos nas alturas e eu acima do peso ideal, estamos aproveitando para cortar o açúcar mesmo. Porém temos que ter cuidado, né? pois rola este sentimento de culpa mesmo se vc come e seu filho não. E não sei até que ponto isso é legal. Bjs!!

    ResponderEliminar
  4. Como te compreendo, Mafalda! Eu passei por uma fase em que comia escondida na despensa. Mas o sentimento de culpa estragava o prazer. Deixei de comer goluseimas. Corte radical! Mesmo para me castigar! Houve outra altura em que só me permitia comer aquilo que ele podia comer: bolacha Maria e outras coisas do género. É um processo... Mas acho que esse foi um bom passo para pores a tua resolução de ano novo em acção! Parabéns!

    ResponderEliminar